terça-feira, setembro 14, 2010

Vote certo e não se arrependa (Parte 4, Lista de sites)

Agora segue uma lista de sites que podem ajudar na decisão do seu voto:


Esse site mostra quanto cada candidato declarou para o STE (Superior Tribunal Eleitoral). Lembrando que esses dados não precisam conferir com os da Receita Federal, como mostra a reportagem da IstoE (essa aqui) que nenhum candidato à Presidência declarou patrimônios próximos aos seus originais. Assim podemos saber se o candidato "é do povo" como todos gostam de dizer.


http://www.excelencias.org.br/


Integra o Transparência Brasil e permite que você veja os mais citados na Justiça, os que mais faltam às sessões, uso de verbas indenizatórias, entre outros, graças à uma junção na base de dados de fontes públicas, financiamento eleitoral e notícias sobre política. Parece meio complicado de mexer, mas é um guia completo para acompanhar o candidato eleito ou analisar o candidato à reeleição.


Esse site é muitissimo interessante, pois apresenta um questionário com questões em aberto no Senado importantes para o nosso País (como a internacionalização da Amazônia). Quando finalizado o questionário, o site mostra quais candidatos mais se aproximam da sua visão política. Lembrando que a sua liberdade na decisão do seu voto é extremamente importante.


Com ele, você pode saber se o candidato que você pensa em votar tem algum processo em andamento ou finalizado na Justiça.


Já este, ajuda a pensar sobre porque não votar em tal candidato, mostra em quais processos o candidato sujo está metido na Justiça.




Acredito que o dever de cada cidadão seja o de saber quem está elegendo. Por isso, antes das eleições, pare um pouco e procure escolher um candidato que mereça o seu voto.


Eu não tenho a menor pretensão de fazer com que todas as pessoas do nosso país tenham acesso ao meu blog. Mas da mesma forma que um médico é obrigado a prestar socorro a quem precisa, um jornalista tem como dever informar. E essa é a minha intenção. Da mesma forma, pretendo eleger políticos que queiram e que façam política. Pesquisei essas informações em muitos sites diferentes, mas muitos mesmo. Caso você tenha algo a acrescentar, por favor, deixe nos comentários que eu farei as devidas mudanças.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom o seu texto! Gostei.
Como você disse, seria ótimo se todas as pessoas tivessesm acesso a essas informações para exercer a cidadania de forma plena.
Iniciativas como essa são sempre bem-vindas.