terça-feira, setembro 14, 2010

Vote certo e não se arrependa (Parte 3, Esquerda, Direita e Centro)

O que significa ser de Esquerda, Direita e Centro?

Esquerda - é considerada oposição e geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. São chamados também de sociais democratas ou liberais sociais.

A ideologia social-democrata prega uma gradual reforma legislativa do sistema capitalista a fim de torná-lo mais igualitário, geralmente tendo em meta uma sociedade socialista.  Os liberais sociais defendem os direitos humanos e a liberdade civil, apoiam uma economia em que o Estado desempenha essencialmente um papel de regulador e de garantidor que todos tenham acesso a serviços públicos e que assegurem os direitos sociais considerados fundamentais. 

Já o liberalismo social coloca a sua ênfase nas liberdades positivas, tendo como objetivo aumentar as liberdades dos mais pobres e desfavorecidos da sociedade. Nos EUA, os liberais sociais, de esquerda, pertencem ao Partido Democrata com um caráter mais popular e defendem os direitos civis das minorias e ações de combate ao aquecimento global, políticas negadas anteriormente. À esquerda do Partido Democrata norte-americano, temos o Partido Verde, o Partido Socialista e o Partido Comunista.

Direita - O pensamento dominante da direita moderna é a preocupação com os valores tradicionais, a defesa da lei e da ordem, a preservação dos direitos individuais e a restrição do poder do Estado. Esta última prioridade está associada ao liberalismo, mas uma parte da direita rejeita as afirmações mais radicais dessa ideologia. Além disso, uma pequena parcela dos liberais não se considera de direita. Uma outra tendência, geralmente associada à direita originária dos tempos monárquicos, apoia a manutenção do poder e da riqueza nas mãos que tradicionalmente os detiveram, num sistema com estabilidade social, ambição e solidariedade nacional.

São liberais em relação à Economia e nos costumes, mas defendem algumas bandeiras comuns às da maioria dos integrantes da esquerda, como a legalização da união homossexual, das drogas e da prostituição, entre outras. Os democratas-cristãos costumam ser liberais em relação à Economia, mas conservadores nos costumes. Os nacionalistas e os conservadores tendem a ser conservadores em ambos os pontos. Os partidos de direta no Brasil são: DEM (antigo PFL), PP (Partido Progressista), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PSL (Partido Social Liberal), PR (Partido da República), PTC (Partido Trabalhista Cristão) e PHS (Partido Humanista da Solidariedade).

Centro - normalmente designa as correntes de pensamento moderadas, que defendem a existência de justiça social dentro do capitalismo. No Brasil, cabe ressaltar, no site Congresso Aberto, podemos ver que a maioria dos partidos, não importando sua ideologia, tem seguido tendências de centro.

Posso votar em um candidato de um partido e em outro candidato de outro?

Pode, afinal, estamos numa democracia. Só que não ajuda muito, já que para o deputado fazer uma lei, precisa da aprovação dos outros e se forem de partidos opostos, isso dificulta um pouco o processo, afinal, no ano eleitoral seguinte o partido que conseguiu aprovar a lei acaba passando por "aquele que fez". Então não adianta muito votar para governador com um partido e para Presidente com o partido da oposição daquele.

Nenhum comentário: