quarta-feira, agosto 05, 2009

Da moda

Como eu disse no post anterior, esse daqui é sobre algo que eu não entendo: a moda. Tudo o que é tendência hoje é o que era moda há exatos vinte anos. Repaginados, é claro e com um toque mais moderno. Quem tem uma mãe mais velha que guarda tudo, tá feito. É só fuçar no baú dela que irá encontrar muitas peças - chaves no “guarda roupa de qualquer mulher atual”. Como eu disse no post anterior, eu sou brega. Com orgulho. Acredito que um jeans, um par de tênis e uma regata lisa e escura sirvam bem em qualquer situação.

Todo mundo já teve suas fases. Até meus dezessete, eu era bruxa. Sim, dessas de esmalte preto, cabelo comprido, roupa preta, tênis preto, sombra preta... Enfim, quase uma gótica. Meu sonho era pintar meu cabelo de roxo. Isso quando o roxo nem sonhava em entrar na moda, quando ainda era sinônimo de funeral. Depois virei metaleira, somente ouvia bandas com pedal duplo e continuava usando só preto. Mas dessa vez, as camisetas ganharam estampas de discos das minhas bandas favoritas. E aposentei de vez o colar de pentagrama.

Passei no vestibular e tive que me mudar para o inferno, digo, interior. Não traí o movimento dos metaleiros do mal, mas, depois de uns meses suando bicas, optei por um visual que eu sempre quis ter mas a umidade e o frio da capital me impediam: peguei minhas saias e vestidos indianos e fui às ruas bauruenses sem medo de ser feliz.

Atualmente, continuo usando somente roupas lisas, escuras e largas. Me sinto bem assim. Mas confesso que comprei um allstar e comprarei um casaco xadrez para combinar com umas blusinhas listradas que eu comprei. Sim. Xadrez e listras.

O que eu não entendo é: por que tu, ó moda implacável, não nos aceita do jeito que somos? O que me incomoda de verdade é que se você é alto, tem que usar roupas que diminuam o seu tamanho para você não parecer uma girafa. Se você é baixo, abuse de listras verticais para alongar a silhueta. Se você tem seios grandes, não use decotes nunca. Pequenos, abuse de tudo que chame a atenção para o seu colo. Para pernas finas saias, vestidos e shortinhos agarrados para valorizar as pernas de saracura. Já as coxas grossas e definidas são escondidas em roupas largas e escuras para não vulgarizar.

Portanto: antes mesmo de você se sentir bem, saiba que a moda não gosta de você como é. Vista-se para que todos pensem que você é o oposto do que é de fato. Ai todo mundo vai olhar para você, dizer que é bem vestido e daí sim, com a aprovação geral, você se olha no espelho e começa a se sentir bem. E isso eu ainda não entendo.

2 comentários:

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

é só vc não ligar pra ela, afinal, não há lei ou mandamento que diz: seguirás a moda, custe o q custar.