sexta-feira, agosto 21, 2009

“Tomando café e bisbilhotando a chuvinha cinzenta lá fora”

Esses dias tem feito um clima muito gostoso para quem não trabalha ou acorda cedo: uma chuvinha preguiçosa e um frio que só me faz desejar meu edredom. Dou graças a Deus por não ser católica: todos os dias cometo o pecado da preguiça. Às vezes, lembro aquela música que a Eliana cantava todas as manhãs: “Xô, preguiça! Xô, preguiça! Se ela quiser te pegar, xô, preguiça!”. Mas nem adianta mais. Tentei o despertador do celular; mas nem escuto o toque. Um dia, desesperada, enfiei o celular no armário para ver se a distância entre meu braço, o celular e os meus tímpanos me faria acordar. Levantei meio zumbi, desliguei o celular e voltei a dormir.

Estava vendo o seriado o Dr. House M.D. e vi que as pessoas nos EUA acordam às nove horas. Morri de inveja. As pessoas no nosso país acordam às seis, às vezes até às cinco horas da manhã para poderem pegar o trânsito e chegar ao escritório às oito.

Pra quê? A maioria das pessoas trabalha, no máximo, quatro horas, das oito diárias. Portanto, por que as empresas gastam com: internet, telefone, café, luz, água, sabonete, papel, tinta de impressora se metade do tempo de seus funcionários não é produtivo? E se as pessoas pudessem escolher: das oito ao meio dia ou das duas às seis? O trânsito ficaria melhor, as pessoas poderiam gastar mais com lazer, fariam cursos para se aperfeiçoar e se sentiriam mais dispostas e felizes.

Minha mãe trabalhava numa grande empresa do outro lado da cidade e demorava quatro horas para chegar na firma. Voltava a tempo suficiente de fazer o jantar (as multi funções da mulher eu comento outro dia) e apagava de sono. É assim mesmo que queremos nossa vida? Metade perdida em fumaça e barulho do tráfego com sono? Sempre pensei que o emprego deve ser a realização da sua vida, lhe dar prazer e felicidade.Odiava me imaginar indo toda sonolenta para um emprego chato, com reuniões intermináveis e horas desperdiçadas lendo correntes em emails.

Por isso, fico imensamente feliz em ter me mudado para o interior, passado num curso noturno, e ter a possibilidade de trabalhar online, a qualquer hora do dia, sem precisar sair de casa. Então, olho a chuvinha cinzenta lá fora, vejo que ainda são dez horas e volto para o meu edredom quentinho.

A frase título desse post é uma frase que o Alexandre Inagaki postou no twitter uns dias atrás. Visitem! e @inagaki
ps: Eu o agradeci pela inspiração via twitter e ele foi extremamente simpático! Fiquei muito feliz mesmo! Obrigada, Alexandre!

3 comentários:

Inagaki disse...

Nessas horas dou graças a Deus por trabalhar em esquema home office, sem precisar ficar perdendo tempo horas a fio me deslocando da casa para o escritório e vice-versa. :) Em tempo: o link pro Pensar Enlouquece está com um errinho... Um beijabraço e valeu pela citação!

Grazi Castro disse...

Eu que o diga! rss...

Mas já pensou em um futuro imaginável, quem sabe daqui alguns milênios, poderiamos voar.

Vai dizer que nunca assistiu os Jacksons? rsss..

Te amo Lindona!
Parabéns

Grazi

Deborah Cabral disse...

Desculpem ae, galera... O link pro site do Inagaki ta certinho agora, ok?