terça-feira, novembro 10, 2009

Do mal necessário (ou da minha raiva de bancos)

Odeio o sistema financeiro. Por um pouco de papel moeda pessoas são assassinadas. Se pararmos para pensar, uma nota de cem reais não é lá muito diferente de uma folha de sulfite. Só que ela é azul e o governo deu um valor a ela: cem reais. Por isso eu prefiro o cartão. Sem considerar que as notas são sujas, passam por muitas mãos, e em geral, tem sempre uma rabisco estragando a “beleza” gráfica da impressão.


Estava tudo bem na minha vida até meu banco mandar um cartão (que eu não tinha solicitado). Fiquei até feliz. Ele é laranjinha, mais colorido e mais alegre que o cinza antigo. Meu ódio surgiu quando eu vi um adesivo nele: “Para desbloquear o cartão, ligar para...” pronto. A paz se esvaiu do meu coração. Eu sabia que iria ter muitas dores de cabeça.


Liguei no telefone passado e descobri que o adesivo me enganara. Eu tinha que ir à agência. Chegando lá, me falaram que teria que ligar para desbloquear o cartão. Respirei fundo e desencanei. Pensei que era melhor assim, sem cartão de crédito, eu não teria más surpresas no fim do mês. Até hoje. Quando precisei, de verdade, do meu amado/odiado cartão.


Depois de esperar duas horas no telefone, me senti um bumerangue. Me passavam de um ramal para outro e ao fim, fui informada que eu deveria esperar mais um dia para poder ligar lá novamente (e passar mais umas duas horas) para desbloquear aquela porcaria que eu não tinha pedido.


Eu sei o mínimo de programação e de sistemas de informação. E é bem fácil de se fazer uma coisa chamada “atualização de cadastro”. Basta apertar uma teclinha no teclado chamada F5. Acho eu que as atualizações de cadastro e informações ainda são mandadas em carruagem por soldados romanos. Em compensação a cobrança e as tarifas bancárias navegam tranquilamente pela web.


Se os bancos são um mal necessário, por que não torná-los melhores? Todos sabem que bancários ganham bem, bancos são elegantes e com ar condicionado. Por que os atendentes são sempre tão mal humorados? Por que nunca te dão a informação desejada? É... o pior é que não adianta reclamar, xingar ou gritar. Obedece quem tem juízo.

Nenhum comentário: