quinta-feira, setembro 10, 2009

Dos filhos deste solo és mãe gentil

Estava lendo o blog da Carol e resolvi fazer o meu protesto também. A primeira vez que eu vi o Hino Nacional assassinado pela Vanusa foi no Te dou um dado? e confesso que ri muito. Adorei ver aquelas pessoas obrigadas a ouvir aquele horror sem saber se iam ou se ficavam em respeito ao Hino. Eu iria embora gargalhando.

O pior foi saber que ela disse que ninguém sabia o Hino e que ela estava certa em fazer a palhaçada que fez. Eu sei que muita gente não sabe o Hino Nacional e dá uma enrolada, mas o ritmo nós sabemos. Sem desculpas de muita neosaldina, labirintite ou óculos errados. Teria sido muito melhor se ela tivesse dito: "Eu não sei o Hino Nacional. Desculpem, irei morar no Camboja". Para mim, o mínimo que ela merecia era um puxão de orelhas do Presidente. Ou vão argumentar que ela não sabe o Hino por ter sido alfabetizada em inglês?

Se uma pessoa sabe pelo menos uma estrofe do hino da cidade dela, ela ganha uns pontinhos a mais comigo. Eu sei todos: Nacional, Bandeira, República, Independência, de Guarulhos. Por isso, minha professora de História me obrigava a cantar na frente da escola inteira para que me acompanhassem. Morria de vergonha, mas sentia um orgulho no peito, e ainda sinto, quando escuto o hino mais bonito do mundo (eleito pela FIFA) vendo a equipe de vôlei feminino ou masculino ganhando o ouro. Dá uma vontade de chorar que fica engasgada no peito.

Por isso eu fiquei muito chateada em não ver uma recriminação pública contra essa mulher. Se isso fosse nos EUA, ela seria linchada no meio da apresentação. Para deixar a coisa mais nossa, se ela fosse cantar o hino do Corinthians e o confundisse com o do São Paulo (coisa que eu sempre faço) duvido que ela não estaria em pedaços em algum lugar por ai. No primeiro colegial, um amigo meu dançou funk enquanto cantávamos o hino. Ele levou uma advertência. E ela? Meu desprezo.

Para quem quer se sentir mais brasileiros, com muito orgulho, com muito amor:


Hino de Guarulhos (Para os guarulhenses como eu que cantavam o Hino antes das Olimpíadas da cidade. E saibam que minha cidade comemorará em 2010, 450 anos!!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou professor e vejo o problema do hino nacional nas escolas de uma maneira muito particular. A escola em que eu estudei quando criança fazia esse ritual, de hastear a bandeira e obrigar a molecada a cantar o hino. Mas nunca me explicaram o que significava "impávido colosso" ou " brado retumbante". A escola em que eu lecionava também cumpria esse ritual. Era o cúmulo, pois a professora de português me relatou que não entendia o hino nacional, então não estava disposta a destrinchar a letra aos alunos. então lá vai o Tiaguinho aqui, professor de história, explicar a letra do hino pra molecada. Porra. Se em colégio particular os professores, formados numa universidade de beira de estrada, não tem a pachorra de procurar um dicionário para preparar uma aula, imagine numa escola pública. Não digo que todos os professores são acomodados como essa colega citada. Mas de que adianta saber cantar o hino sem saber o significado daquilo que está cantando?