segunda-feira, setembro 21, 2009

Do prazer de ler

Nessa última quinta-feira resolvi conversar com um professor meu, sobre meu TCC. Depois de quase uma hora de devaneios a respeito da vida, do casamento, de vícios e de relacionamentos, ele me emprestou um livro de sua coleção particular para que eu tenha base teórica para o meu documentário.

Quando ele me entregou o livro, estranhei a sensação causada. Fazia meses que eu não segurava um livro, inclusive um tão grande e cheio de páginas, sem desenho nenhum. "A Mulher do Próximo", de Gay Talese. Um livro grande e de capa vermelha. Não sabia se colocava na bolsa ou se o segurava. Resolvi andar com ele nos braços, orgulhosa de segurar algo que vejo cada vez menos nas ruas.

Desde que a internet consumiu minha vida, não li mais nenhum livro. Só e-book, porque eu sou uma viciada em leitura, como já disse aqui.

Mas assim, um livro de verdade, fazia tempo. E exatamente por tanto tempo sem folhear páginas e mais páginas de estórias é que eu fiquei com vontade de escrever. Para contar que eu acredito ser uma das últimas pessoas que ainda diz com orgulho que gosta de ler, que adora comprar um livro, que se sente bem em ser míope. Não que blogs de fofoca e humor não sejam bons para ler.

A verdade é que eu durmo muito mais feliz quando "gastei" duas horas lendo um livro. Ah, como eu fico feliz. E já tinha até me esquecido dessa senssação. Pois tinha trocado esse prazer por insônias e dores nas costas... Por isso, leiam e sejam felizes.


Musiquinha de hoje, do grande musicista Pelé: "ABC, ABC, toda criança tem que ler e escrever!"

Um comentário:

Satie-chan disse...

Só um comentário nada a ver...
Essa semana eu comprei 9 livros (adoro a promoção de aniversário do Submarino!). Digo, livros. De histórias. Não de coisas médicas. Estes eu leio muito mais por obrigação do que por motivação. Mas isso é outra história.

Beijos, Deh!