sexta-feira, outubro 01, 2010

Twist and Shout


Um grupo de amigos músicos está sentado numa sala tipicamente britânica, num dia cinza e chuvoso, tipicamente britânico.  Cada um está relaxado, perdido em suas próprias divagações. De repente, um se levanta, vai até a escrivaninha, pega um lápis e escreve uma frase. Dessa frase outra sai, e magicamente, como todo o texto bom, ele sai sozinho. 

Quem escreve (poemas, textos jornalísticos, crônicas, estórias) sabe que não precisamos pensar para escrever, as palavras parecem ter vida própria e saem de algum lugar desconhecido do cérebro e passam pelos nossos dedos como se fóssemos meros mensageiros das palavras. Como se nossa função fosse apenas a de servir de ponte, entre o mundo das ideias e palavras para o mundo físico das pessoas.

E assim, magicamente, as palavras ganham vida. Um logo pega a guitarra e copia um pouco (apenas um pouco) o ritmo de Chuck Berry, bem dançante. O mais brincalhão manda um “uuuuh” entre um verso e outro e faz com que a música fique bem divertida. Os quatro agora formam uma banda de verdade, não estão mais perdidos em seus próprios pensamentos. Todos querem fazer parte dessa brincadeira de fazer musica.

Finalizada a canção, levam a uma gravadora e fazem uma fita demo. Logo a música ganha as rádios locais, as rádios do centro da cidade, do país e do mundo. Logo eles estão em um avião próprio, com champagne. Vivendo a vida que eles tanto divagavam sozinhos em um canto de uma sala tipicamente britânica. Mas não pensam mais nisso. Só na solidão que o sucesso traz.

Param de compor como um grupo. Param de esperar a magia das palavras surgir em suas cabeças. Começam a compor pensando “agora o público vai gritar”. Deixam de ser pessoas criativas e se tornam máquinas fordistas de hits.

Antes que os Beatlemaníacos se expressem, essa é uma crônica fictícia. Twist and Shout foi escrito por Phil  Medley e Bert Russel e gravado pela 1ª vez por The Topnotes. Depois ganhou uma nova versão com o The Isley Brothers e finalmente a versão dos Beatles cantada pelo então gripado e rouco John Lennon.

Nenhum comentário: