quinta-feira, outubro 22, 2009

Da nostalgia




Essa semana a MTV completa 19 anos. Não. Eu não trabalho lá e nem ganhei nada por essa propaganda gratuita aqui no Crônicas. O problema é que não tenho conseguido dormir desde então. Cada videoclipe que passa é uma lembrança diferente. Eu amo música e adoraria saber cantar ou tocar algum tipo de instrumento. Um dos clipes que passou foi das “Spice Girls”. Logo me animei e, para a minha grande surpresa, ainda sabia a letra inteira de “Wannabe”. E cantando aquela música eu lembrei de muita, mas muita coisa.


Em 1997, eu estava na quarta série, morava em um sobrado e ainda não conhecia os milagres da depilação no buço. Na época, um cd era uma coisa cara, muito cara; e eu fui a primeira da sala a ter um. Acabamos fazendo um cover delas e eu era a Mel B. Como todas queriam saber as letras e o encarte tinha as letras muito pequenas, não consegui xerocar e tive que copiar faixa por faixa à mão. Melhorei minha escrita em inglês e a pronúncia. E, seis anos depois, virei professora de inglês e espanhol (a Shakira tava bombando com Estoy Aqui na mesma época).


Aos 11 anos, tudo o que eu queria era que na minha casa pegasse MTV. Mariah Carey não era cafona, ouvíamos axé e não tínhamos vergonha de ralar na boquinha da garrafa (eu tinha sim, ok? Lembrem-se: eu era magrela de óculos, CDF e sem saber o que era depilação ou escova progressiva), quase ninguém tinha celular e ninguém sonhava com a existência do DVD - eu uma vez sonhei com isso, mas conto depois.


Eram tempos bons. Acredito que vivi a última verdadeira infância: X-tudo, Castelo Ra Tim Bum, Chiquititas, Carrossel, Malhação com o Dado e o Mocotó, Planeta Xuxa, Mara Maravilha, Pense Bem, Mega Drive e Nintendo, papéis de carta.Embora tudo parecesse mais difícil pela falta de tecnologia, as crianças ainda eram crianças. Só quem usava roupa listrada era mímico e o hip hop e o rap não tinham invadido o mercado da música, assim como o emo. E nada de internet.


Agora vocês querem saber a parte mais triste de sentir nostalgia? Como os jovens diriam: "Nostalgia é coisa de gente velha". É... acho que é verdade. Afinal, os Backstreet não são mais Boys já há algum tempo nem as Spice são Girls. Assim como eu.


ps: Um outro ótimo canal da madrugada é a NGT por conta do Stay Heavy que tem algo que a MTV não tem mais: metal. E o outro canal é a TVBrasil com o programa Samba na gamboa com o Diogo Nogueira (um dos homens mais lindos e simpáticos desse país, ai, ai... ta aqui um trecho do programa dele)

Nenhum comentário: