quinta-feira, abril 23, 2009

Dos dois maiores defeitos do ser humano

Resolvi fazer esse post para evitar ler sobre isso depois e ficar muito chateada de não ter escrito sobre isso antes e perder os royalities. Acontece que eu tive uma epifania. Pensando sobre como o ser humano é, cheguei a uma grande conclusão: os seres humanos tem dois defeitos essenciais: a ingenuidade ou o orgulho.

Não há gente inocente e orgulhosa ao mesmo tempo.Nasce-se com um ou com outro. Sem mais discussões. È só isso.

Entender o que quero dizer é muito importante como autoconhecimento. Como costumo dizer “o autoconhecimento é a chave da sabedoria” (por favor, caso queira usar essa frase, saiba que ela é muito minha desde meus quinze anos, quero o copyright, ok?). E foi pensando nessa brilhante frase de minha autoria que cheguei a essa conclusão. Ou somos orgulhosos, ou ingênuos. Deixe-me explicar melhor.

Pense em todos aqueles que você conhece. Agora, pense em seus defeitos. A maioria deles vai girar em torno do mesmo problema: a ingenuidade ou o orgulho. O orgulho é mascarado de diversas formas, mas a principal delas é a de não admitir erros. Muitas dessas pessoas já perderam muita coisa por conta desse orgulho que lhe habita as almas. A ingenuidade é caracterizada por pessoas que cometem o mesmo erro diversas vezes. E essas pessoas não entendem como conseguiram cometê-lo novamente.


Não conseguiu entender? O orgulho muitas vezes se mascara em teimosia, rivalidade, necessidade de auto-afirmação. A ingenuidade se mascara de, muitas vezes, burrice. Mais claro agora? Mas tranqüilize-se: onde há um, não há o outro. Se você alguma vez já se viu cometendo o mesmo erro porque acreditou que algo cósmico iria te ajudar, você é ingênuo. Se já se viu dizendo: “não, comigo será diferente” você é orgulhoso. Ah, e claro, duas pessoas orgulhosas juntas dificilmente dará certo, ao passo que dois ingênuos juntos é meio difícil de encontrar, já que a ingenuidade também pode se mascarar pela timidez.

Ficadica. Pense, reflita, e descubra a qual time você pertence. Saiba que se você pertencer ao meu grupo, perdoe-me, mas você tem mais tendência a sofrer na vida. Já que não percebe quando está cometendo o mesmo estúpido erro (qualquer dúvida veja meu profile no orkut e veja se consegue entender as indiretas). Caso você pertença aos orgulhosos, pense quantas coisas você já perdeu por não querer admitir algo que todos lhe diziam.

Outra dica: nessa história, não se pode trocar de time; se é orgulhoso não se é ingênuo. Nunca, mas nunca mesmo, os dois. Se você se acha meio orgulhoso e meio ingênuo, deixe esse orgulho de lado!! Porque nenhum ingênuo de verdade vai pensar que é ou que já foi orgulhoso um dia.

Um comentário:

Dalson Helton disse...

Muito bom Déborah!!!! Crônica bem escrita e engraçada. SHOW!!!