sexta-feira, novembro 04, 2011

Porque eu sou a favor da legalização das drogas

A USP está tomada e os jornais estão cansados (e cansando também) de falar dos "estudantes" ou "baderneiros" ou ainda  dos "maconheiros" que estão protestando. Dependendo da linha editorial, a denominação para os manifestantes muda. Mas acho que só quem trabalha com comunicação presta um pouco mais de atenção à esses detalhes. Eu não vou dar a minha opinião sobre a invasão da USP ou sobre a administração do reitor porque eu nunca estudei lá e não posso falar sobre um lugar em que nunca estive (aliás, poder eu posso, mas não seria fundamentado). Eu vou falar de uma outra coisa que me irrita sempre porque eu vejo que o maior empecilho é uma coisa odiosa: a hipocrisia. Por isso, tomo o espaço do meu blog para divagar sobre coisas simples, para escrever o que eu penso sobre a legalização das drogas.

Eu sou a favor de liberar tudo. Primeiro porque eu sou uma pessoa justa. Se a Aninha pode ganhar uma boneca de Natal é injusto com o Pedrinho ficar sem o carrinho. Se eu posso comprar a minha cerveja e se minha mãe pode comprar o cigarro dela, qual é o problema do João ir até a padaria e comprar o beck dele?

1) As drogas financiam a violência.
Sim. Todos sabem do mundo violento e cruel das drogas. Todos sabem daqueles que são friamente assassinados por ter dívidas altíssimas com o traficante. Se as drogas fossem liberadas quem iria matar o devedor? A MasterCard?

2) Crianças trabalham para traficantes e perdem oportunidades de vida.
Se não houvessem traficantes nos morros, as crianças não seriam os falcões do tráfico, correto? Estariam fazendo qualquer outra coisa, brincando e sendo crianças, por exemplo.

3)Os traficantes do morro são os verdadeiros traficantes.
Opa. Um ponto que eu queria MUITO falar. Muitos comentam que os verdadeiros traficantes não estão nos morros, mas em mansões enormes e tals. No Brasil, infelizmente, existe uma coisa muito feia chamada "racismo". Aqui no nosso país ela é um pouco mascarada, mas acontece muito bem a mesma coisa que no filme "Crash, no Limite" quando a Sandra Bullock vê dois rapazes negros andando juntos. Ela logo pensa que os dois são criminosos e se afasta deles. Em terras tupiniquins não é diferente. Quantas vezes, moços "de bem" são parados por policiais e espancados simplesmente porque são negros? Agora a pergunta é: se um policial/ segurança visse um desses traficantes do morro, com suas correntes de ouro enormes, seus bonés para trás e suas camisetas de times de futebol saindo de um avião particular de um aeroporto, não acharia um pouco estranho? Não pediria para verificar a mercadoria? Minha singela opinião é que são pessoas "acima de qualquer suspeita" que possuem os jatos particulares que passam pela fronteira carregados de drogas.O traficante que aparece no telejornal nada mais é do que um dos grandes distribuidores do ~poderoso chefão~ engravatado que nunca vai fazer os policiais desconfiarem.

4) O SUS não teria como pagar pelas despesas que os viciados causariam ao sistema público de saúde.
Respondo a isso com dois argumentos. Primeiro: o SUS já não banca as despesas de quem tem uma crise de overdose de crack na crackolândia? Ou eles simplesmente não atendem o paciente porque "ele está sob efeitos de uma droga ilícita e não podemos tratar"? O aborto é ilegal no Brasil, certo? Mas o maior gasto do SUS é com curetagem, ou seja, a retirada de material placentário ou endometrial do útero. Explicando: a menina vai em uma clínica clandestina e faz o aborto. Mas quem realmente retira os restos da gravidez (que estão infeccionando e podem levá-la à morte) é o SUS. A hipocrisia ri dando gargalhadas. A pessoa que acredita que um aborto é um crime para Deus nunca vai abortar, mas eu acho um crime não dar a base para que essas meninas que fazem um aborto se tratarem da melhor forma possível. A mesma coisa acontece com o viciado em crise de overdose. O SUS já trata desses casos.
Segundo: o cigarro tem impostos altos, certo? E se as drogas fossem permitidas para apenas maiores de 18 anos (obviamente) e com um imposto 3, 4, 5 vezes o valor da droga? Quem aí acha que vai morrer de overdose de heroína - pela bagatela de cada dose custar uns 700 reais? Quem quiser realmente pagar mais de 500 reais em uma dose, com toda certeza tem um convênio particular e não vai gastar um centavo do SUS no seu tratamento emergencial. E mais: com esse imposto, duvido que o SUS não teria verbas.

5) Se legalizarem as drogas, o Brasil virará um país de drogados.
Por quê? Minha tia que gosta de ver tv vai começar a usar também? A minha vizinha que é crente vai abandonar suas visões de vida para comprar cocaína no mercado? Claro que não. Até parece que se legalizassem as drogas, no dia seguinte o carro de pamonha viraria o "carro da maconha" e até a sua avó ia comprar uns três tijolos para ficar de boa no final de semana. Quem nunca usou e não tem curiosidade, não vai usar. Simples assim. Quem já usava, vai continuar usando.
Um exemplo: minha mãe fuma há mais de 30 anos. Se ela chegasse em casa e eu estivesse fumando podem ter certeza que eu levaria uma bronca gigantesca. Se as drogas fossem legalizadas aquele filhinho de papai não vai perguntar durante as compras do mês "Ô, pai... vc já pegou o leite condensado? Posso comprar o beck então?" . A patyzinha que cheira 100 reais na baladinha de fim de semana não vai perguntar para a mamãe "Manhê, vou pegar meu absorvente e uns 100g de farinha, tá?". Gente, é ridículo pensar assim. As famílias conservadoras continuarão conservadoras e as mães de Nicanores vão continuar dizendo "porra, Nicanor, mas você usa todas as canetas para cheirar!". A diferença é que nenhum dos playboyzinhos citados vai ter que pegar o Crossfox deles e ir até a favela comprar. Podem ter certeza que eles vão adorar isso.

Eu ainda me pergunto por quê as drogas não são legalizadas. Eu acho de uma hipocrisia TÃO GRANDE acreditar que fechar os olhos é a coisa mais saudável para se fazer. Ou se revoltar com Tropa de Elite mas não deixar de ir à favela comprar só uns três becks. Ficar com pena das crianças de 9 anos completamente viciadas em crack no centro de São Paulo. Se elas tivessem que ir até o mercado, não pagar 5 reais, mas sim uns 40 pela mesma quantidade e ainda, não poderem levar por ser menor de idade, acho que elas não estariam completamente viciadas. Não legalizar é realmente financiar o tráfico. Tráfico que nem precisaria existir se a nossa sociedade fosse menos hipócrita.

Deixando bem claro: não sou socióloga, não posso fazer uma análise super profunda. Também não sou a dona da verdade. Se você tem uma opinião (dessas com argumentos) contrária à minha, sinta-se à vontade para comentar. Você vai me ajudar bastante, principalmente porque eu não consigo entender porque as drogas são proibidas. Talvez você me ajude a compreender.

Um comentário:

Anônimo disse...

maconheiraaaaaaa.