terça-feira, junho 08, 2010

O conto da semana

Naquela semana não se falava em outra coisa. A sociedade se chocou, a polícia se manifestou, na mídia, era só disso que se tratava. Editores de jornais se maravilharam com a quantidade de abordagens diferentes que o assunto rendia: cultura, cotidiano, policial, economia, meio ambiente e saúde. Críticos contra e a favor do caso, discutiam e debatiam a polêmica questão. Os repórteres não sabiam se dariam conta de cobrir tantas matérias.

Na mesa de jantar, os pais tinham assuntos com os filhos. As professoras levaram o caso para a escola. Casais sem amor acharam uma forma de voltar a conversar como nos velhos tempos de apaixonados. Até o silêncio constrangedor dos elevadores foi trocado pelo acontecimento. O país se uniu como nunca antes visto.

Um ano depois, ninguém mais se lembrava do caso ou daquela semana.

quarta-feira, junho 02, 2010

Da academia

E semana passada comecei a fazer academia. Além de já ter passado da hora de eu tomar vergonha na cara e tentar de fato emagrecer, fazer exercícios, dizem que faz bem à saúde. Dizem. Eis os meus motivos para ficar emburrada toda a vez que eu junto coragem e deixo a preguiça em casa e vou malhar:


Um: toda a vez que você começa um treino, você fica todo dolorido. Deviam então dizer que academia faz bem à saúde a longo prazo. Porque durante semanas você não consegue nem se sentar com honra.

Dois: todos que malham são felizes. Errado de novo. Tem especialista que fala sobre a produção de adrenalina e endorfina, mas o que eu vejo quando estou malhando meu tríceps é bem diferente.Tem ninguém sorrindo lá não. Todos fazem careta, ficam com a cara vermelha, sem contar os urros abomináveis. O contrário de gente feliz.

Três: quem malha, emagrece. Na na ni na não. Quem malha engorda. Ganha músculos. Fica todo sarado. Ganha massa magra. Aí, quando o cara já fica com um corpo escultural e decide parar a academia, adivinhem? Ele engorda. Fica enorme, ou seja, quem malha engorda e quem não malha também.

Quatro: malhar está sempre na moda. Quem precisava de músculos eram os homens das cavernas! Tinham que fugir de tigre, caçar elefante, levantar pedra que obstruiu a entrada da caverna. Quantas vezes você viu alguém usando força bruta atualmente? O melhor é quando precisamos dela. Um dia estava na estrada e o pneu furou. Junto comigo, quatro homens. Além de não saberem trocar um pneu, um deles concluiu: "é... vamos ter que levantar essa parte do carro para por o macaco" (WTF??) Um outro (que malhava tinha 2 anos, ele estava se gabando disso no carro) disse: "Ah, não, cara, estraga a lombar". Então pergunto: qual a finalidade de malhar??

Se você é magro, nada que você faça te dá massa muscular. Se você é gordo, ou você terá que passar a vida inteira malhando e de dieta ou você voltará a engordar. Se você é gostoso, bem, para que malhar?

Nem vou entrar no quesito "moda de academia", porque deixa as pessoas de corpos definidos vulgares e as gordas ridículas. Faça academia e seja o ratinho de laboratório de Deus. Beijos

Deixando bem claro: não sou a favor da obesidade mórbida, só não acho válido pessoas que brigam com as outras pelas escolhas que elas fazem. Portanto, quem não faz academia não deve receber sermões sobre saúde e bem estar, já que, como vimos, todos os caminhos levam à gordura.

Ah! e você nunca terá o corpo daquela estrela de cinema. Sabe por que? Porque o corpo é dela, não seu! O seu corpo será sempre o seu, talvez melhorado, talvez piorado, mas sempre seu.