quinta-feira, abril 23, 2009

Dos dois maiores defeitos do ser humano

Resolvi fazer esse post para evitar ler sobre isso depois e ficar muito chateada de não ter escrito sobre isso antes e perder os royalities. Acontece que eu tive uma epifania. Pensando sobre como o ser humano é, cheguei a uma grande conclusão: os seres humanos tem dois defeitos essenciais: a ingenuidade ou o orgulho.

Não há gente inocente e orgulhosa ao mesmo tempo.Nasce-se com um ou com outro. Sem mais discussões. È só isso.

Entender o que quero dizer é muito importante como autoconhecimento. Como costumo dizer “o autoconhecimento é a chave da sabedoria” (por favor, caso queira usar essa frase, saiba que ela é muito minha desde meus quinze anos, quero o copyright, ok?). E foi pensando nessa brilhante frase de minha autoria que cheguei a essa conclusão. Ou somos orgulhosos, ou ingênuos. Deixe-me explicar melhor.

Pense em todos aqueles que você conhece. Agora, pense em seus defeitos. A maioria deles vai girar em torno do mesmo problema: a ingenuidade ou o orgulho. O orgulho é mascarado de diversas formas, mas a principal delas é a de não admitir erros. Muitas dessas pessoas já perderam muita coisa por conta desse orgulho que lhe habita as almas. A ingenuidade é caracterizada por pessoas que cometem o mesmo erro diversas vezes. E essas pessoas não entendem como conseguiram cometê-lo novamente.


Não conseguiu entender? O orgulho muitas vezes se mascara em teimosia, rivalidade, necessidade de auto-afirmação. A ingenuidade se mascara de, muitas vezes, burrice. Mais claro agora? Mas tranqüilize-se: onde há um, não há o outro. Se você alguma vez já se viu cometendo o mesmo erro porque acreditou que algo cósmico iria te ajudar, você é ingênuo. Se já se viu dizendo: “não, comigo será diferente” você é orgulhoso. Ah, e claro, duas pessoas orgulhosas juntas dificilmente dará certo, ao passo que dois ingênuos juntos é meio difícil de encontrar, já que a ingenuidade também pode se mascarar pela timidez.

Ficadica. Pense, reflita, e descubra a qual time você pertence. Saiba que se você pertencer ao meu grupo, perdoe-me, mas você tem mais tendência a sofrer na vida. Já que não percebe quando está cometendo o mesmo estúpido erro (qualquer dúvida veja meu profile no orkut e veja se consegue entender as indiretas). Caso você pertença aos orgulhosos, pense quantas coisas você já perdeu por não querer admitir algo que todos lhe diziam.

Outra dica: nessa história, não se pode trocar de time; se é orgulhoso não se é ingênuo. Nunca, mas nunca mesmo, os dois. Se você se acha meio orgulhoso e meio ingênuo, deixe esse orgulho de lado!! Porque nenhum ingênuo de verdade vai pensar que é ou que já foi orgulhoso um dia.

quarta-feira, abril 01, 2009

Das grandes perguntas da vida

Volta e meia me pego pensando nos mesmos assuntos. Na rotina dos caminhos do pensamento que meu cérebro insiste em percorrer. E o pior desse trajeto é que ele não passa de uma grande, imensa rotatória É um círculo tão enorme, tão grande, que às vezes chego a acreditar que estou numa linha reta. Até ver que cheguei de onde parti.

Um exemplo dessas pegadinhas dialéticas é se existe o destino ou o livre-arbítrio. É bom saber que somos livres para tomar nossas próprias decisões. E é péssimo arcar com as consequências. Esse é um dos motivos de Deus ser brasileiro: não precisa trabalhar muito, já que cada um escolhe o próprio caminho. Quem é Ele para se intrometer? É uma ótima desculpa para quando estamos desesperados mas ainda com fé. Destino, por outro lado, é reconfortante saber que não importa o que façamos, tudo já está escrito na trama da vida.

Outra armadilha do pensamento é o da mulher bem sucedida. Por que a grande maioria delas é solteira? Elas tiveram que escolher entre carreira ou família? Devo admitir que me inspiro nessas mulheres tão bem valorizadas e competentes. Muitas delas são lindas, além de inteligentes. Como estão solteiras?

É nessa hora que chego ao “checkpoint”. E se na realidade, o livre-arbítrio não existe e o destino que comanda tudo, absolutamente tudo, já preparou que você se perguntaria sobre suas decisões e sabe quais você irá tomar (como acreditar no livre-arbítrio)? E se, o livre arbítrio é a única coisa que existe e nosso frágil corpo humano precisa desesperadamente que acreditemos em algo apenas para nos sentirmos menos sós nesse universo?

A mulher bem sucedida e competente é solteira porque ela optou ou porque ela foi descartada? Ela que ama a carreira, escolheu e decidiu passar por cima de todos os valores da sociedade sobre a mulher e seu papel de mãe e esposa? ou quando ela estudava ninguém se interessou por ela e assim, resolveu se dedicar ao máximo aos estudos, sendo, finalmente uma mulher bem capacitada? E aí vem minha máxima: por que ninguém a escolheu? Porque os homens se sentem amedrontados ao conversar com uma mulher com conteúdo e prefiram então aquelas que adoram falar sobre esmaltes. Será que os homens ainda são tão machistas?

Final lap.Prefiro acreditar que não. Da mesma forma que eu prefiro acreditar que exista um deus lá em cima, só para eu poder usar interjeições. Mas que são tantas, mas tantas pessoas para atender que ele prefira só observar. O maior vouyer de toda a história. Assim como prefiro, de coração, acreditar que eu possa me dedicar à minha carreira sem ter medo de nunca ter uma cama de casal e duas escovas de dente sobre a pia. E então eu volto de onde saí.